quinta-feira, 13 de julho de 2017

IGREJA CATÓLICA REALIZA CASAMENTO GAY EM MACEIÓ - AL

Allan Rocha e Otávio Oliveira participam de
casamento religioso (Foto: Alzir Lima)
O primeiro casamento homoafetivo com bênção católica no Brasil será celebrado em Alagoas, na noite desta sexta-feira (23), por Dom Fernando Pugliese, Bispo Chanceler da diocese de Maceió da Igreja Católica Brasileira, dissidente da Igreja Católica Apostólica Romana.
A cerimônia, que vai unir Otávio Oliveira e Allan Rocha, será tradicional e seguirá todos os ritos e dogmas religiosos. Os noivos se declaram cristãos e estão juntos há quase seis anos.
“Nós sempre vimos nossos familiares se casando e, pela fé em Deus, também queríamos a bênção para o nosso casamento. Conversamos com o bispo Pugliese, ele disse que iria consultar a Igreja Católica Brasileira e eles aceitaram o pedido. Sabíamos que essa Igreja tinha uma abertura maior, mas ainda assim foi um desafio porque nunca havíamos visto outro casamento homoafetivo com bênção católica no Brasil”, conta Oliveira.

A Igreja Católica Apostólica Brasileira, entretanto, se manifestou contrária à união homoafetiva religiosa por meio de um nota emitida ao G1. A entidade afirma que celebra somente o casamento entre homem e mulher. 
Oliveira acredita que o apoio de Dom Fernando Pugliese ao matrimônio representa uma grande conquista para o movimento LGBT no país e também em Alagoas. "Eu sempre fui um militante da causa LGBT e queria que essa minha conquista se tornasse mais uma abertura de portas para os outros homossexuais. Meu desejo é que eles possam exercitar a sua fé, porque Deus é para todos. Como cristão, eu sempre quis provar isso. Espero que a classe se sinta mais encorajada", ressalta.

Para Dom Fernando Pugliese, é uma honra realizar a cerimônia, pois, segundo ele, o fato de os noivos terem solicitado a cerimônia na Igreja é um gesto de humildade e de devoção a Deus. O evento vai acontecer no Buffet Chez Marie, no bairro do Barro Duro, a partir das 20hs e contará com a presença de defensores dos Direitos Humanos e das causas LGBT.

O bispo é conhecido por ser defensor de temas polêmicos, como a defesa da teoria de que Jesus teria sido um extraterrestre. De acordo com Pugliese, a Igreja deve se adaptar às inovações da sociedade e sua decisão foi tomada conscientemente, sendo respeitada por toda a Igreja Católica Brasileira. "Qualquer coisa contrária a minha decisão, vou caracterizar como sendo um ato homofóbico", afirmou o bispo.
FONTE: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2015/12/homossexuais-celebram-uniao-em-1-casamento-coletivo-gay-em-alagoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário