quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Pró-Ser de Bom Conselho Pernambuco/Brasil

 

O ano é 2002

 

 









































Se deparando com a realidade nua e crua da época, membros da sociedade bomconselhese se unem para mudar a realidade de muitas crianças, jovens e adolescentes que viviam em situação de calamidade social.

Juntos, criam o projeto (Pró-ser) em prol da vida do ser humano. Criando assim uma casa de apoio para oferecer uma vida digna aqueles que viviam no vicio das drogas e das bebidas ilícitas, abrigando aqueles que dormiam nas calçadas e também os que vinham de família pobre que não tinham estrutura financeira e psicológica para mudar a realidade dos seus filhos... O projeto se estendeu por vários anos com apoio dos órgãos públicos e parcerias privadas. Com o passar do tempo o projeto foi perdendo força chegando perto de ser fechado, no ano de 2015 o projeto ganha outro rumo, mas não perde o sentido que é, a inclusão social e a prevenção, evitando assim que a criança, o jovem e o adolescente não caiam nos caminhos errados, e com esse pensamento, o mestre de Capoeira, Nivaldo Cordelista, o Nivaldo Correia, que vem desenvolvendo projeto social desde o ano 2004 une-se com seus amigos, formam uma diretoria e apresenta em uma assembléia geral na câmara de vereadores do nosso município que tinha como finalidade, debater assuntos relacionados ao pró-ser. Após debatido e apresentado a proposta da nova diretoria, a assembléia aprova por unanimidade a nova diretoria que em seguida começa uma nova jornada e um novo desafio que de imediato precisava regularizar a documentação da instituição como também, consertar boa parte do prédio que se encontrava deteriorado. Membros da diretoria, parceiros e alunos se juntam para colocar tudo em ordem, retelhamento, pintura do prédio, limpeza, organizar e limpar o quintal, trocar os vidros das janelas que estavam quebrados , limpeza de caixa d’água, substituição de bicas e diversas mão de obras.

Após tudo pronto, vamos às atividades... À nova diretoria realizou diversas oficinas, bem como, aulas de Capoeira, Artesanato, curso de defesa pessoal, festas juninas, danças afro-brasileira, Escolinha de humor na internet, teatro, eventos de Capoeira, curso de mecânica de moto, profissionalizando diversos alunos para o mercado de trabalho.

No ano de 2019, o professor Nivaldo teve a brilhante idéia de criar e organizar um time de futebol, e assim realizou uma peneira onde compareceu mais de cem atletas do nosso município, começando mais uma nova jornada, (levar o atleta ao futebol profissional). Nesse mesmo ano, a equipe jogou campeonatos importantes a nível de estado.  Alagoas e Pernambuco, destancando atletas para o futebol profissional. Hoje já  temos atletas  com carteira profissional assinadas  em times pernambucano e Alagoano. O próximo desafio da instituição pró-ser é se destacar no campeonato pernambucano sub 2020 de 2021.  Esse documentário foi escrito no dia 13 de outubro de 2020

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário